Rated R



Lançado em 20 de Novembro de 2009
Gravado em Março - Novembro de 2009
Milk Studio/Germano Studios (Manhattan, Nova Iorque)
Metropolis Studios (Londres, Inglaterra)
Studios Davout (Paris, França)
Westlake Studios (Los Angeles, Califórnia)
Gênero(s) Hip hop, rock, R&B
Duração 49 min. 52 seg.
Gravadora(s) Def Jam
Produção Antonio "L.A." Reid e Robyn Rihanna Fenty (Produtores executivos)
Carl Sturken e Evan Rogers‎ e The Carter Administration (co-produtores executivos)
Chase & Status, Ne-Yo, Chuck Harmony, The Y's, Will.I.Am, Brian Kennedy, Tricky Stewart, The-Dream, Stargate

Rated R (em português: "Classificação R"[Rihanna]) é o quarto álbum de estúdio de Rihanna, lançado a 20 de Novembro de 2009 na Europa, e a 23 de Novembro de 2009 nos Estados Unidos da América.

A cantora trabalhou com vários compositores e produtores musicais, como Akon, Carl Sturken e Evan Rogers, Drake, Ne-Yo, Ryan Tedder e Justin Timberlake.

Na primeira semana, nos Estados Unidos da América, segundo a Nielsen SoundScan, vendeu 181.000 cópias estreando-se na quarta posição da tabela musical Billboard 200 da revista Billboard, superando os números obtidos pelo trabalho anterior. Na continuidade da primeira semana, a 27 de Novembro de 2009, foi certificado como disco de ouro pela BPI, e na semana seguinte pela ARIA e ZPAV.

O duo Chase & Status, produziram o single do álbum, "Russian Roulette", escrito por Ne-Yo e Charles Harmony.

Fundo musical

O álbum anterior de Rihanna, Good Girl Gone Bad, de 2007, tornou-se um sucesso comercial e com críticas bastante favoráveis dos críticos profissionais.

Os single retirados alcançaram o top 10 de vários países, incluindo na América e três deles foram topo na Billboard Hot 100, como o extrondoso "Umbrella". Em relação ao Rated R, havia bastante especulação da crítica, devido às canções poderem falar directamente de Brown.

Ne-Yo, que escreveu faixas para a cantora anteriormente, que não tinha escrito nada relacionado ao cantor. Chuck Harmony produziu o single de estreia do álbum, "Russian Roulette" disse que sentia que as pessoas iriam pensar que pela sonoridade, era dirigido a Chris Brown.

Ne-Yo também revelou que o trabalho traria uma "Rihanna mais furiosa" e que ela "iria fazer música nunca ouvida antes", já Akon disse que "não queria uma Rihanna zangada". Foi descrito como um trabalho mais liberal e "irritado".

Justin Timberlake, que também trabalhou com a cantora várias vezes, incluindo neste disco, disse que ela "cresceu um pouco mais e diz coisas que nunca disse". Ele também acrescentou que, devido ao enorme sucesso de Good Girl Gone Bad, a artista quer ter a certeza que "ela não é rotulada num certo som ou vibração", comentando: "Ela quebrou com passado - Registos de ter muitas canções nas tabelas é impressionante. Acho que é a coisa mais inteligente que ela está a fazer, não está a tentar imitar o que fez, mas sim a avançar". O produtor do single de estreia do álbum disse que "Russian Roulette" era "obscuro" mas que não era indicativo para o resto do som do disco.

Harmony explicou que a faixa é uma reflexão de Rihanna e que ela "está claramente a avançar para outro nível musical" Tricky Stewart que contribui juntamente com The-Dream para o trabalho, disseram que era uma música "negra" e bastante diferente das anteriores da cantora.

Produção

A cantora confirmou que estava em estúdio a gravar o seu quarto álbum de originais, após uma entrevista recente em que terá falado que definitivamente, o lançamento oficial ocorreria em 2009. Tinha sido revelado ainda o alinhamento musical, que seria idêntico ao de faixas como "Disturbia" e "Shut Up And Drive", sem esquecer a "essência do R&B".

 Uma das músicas anunciadas a colocar foi "Hatin' On The Club", música que deveria ter sido integrada no Good Girl Gone Bad: Reloaded, mas foi retirada do alinhamento sem explicação oficial e pública. Depois do caso de agressão, voltou ao estúdio para começar a gravação do seu quarto álbum de estúdio. Adonis Shropshire, produtor musical que trabalhou no novo trabalho, disse numa entrevista que a cantora estava de volta a estúdio, determinada a gravar o seu novo álbum.

O rapper Jay-Z afirmou que estava tudo num bom caminho, e Ne-Yo aconselhou para o "mundo se preparar para o novo álbum de Rihanna". Foi gravado entre Março a Novembro de 2009. O nome oficial do álbum de originais foi revelado pela Universal Music Group e Def Jam a 20 de Outubro de 2009, dia do lançamento do primeiro single do mesmo.

No início de 2009, Rihanna começou a gravar canções para o álbum. Trabalhou com compositores e produtores, incluindo Chuck Harmony, The-Dream, Christopher "Tricky" Stewart, Chase & Status, Stargate e Justin Timberlake. Stargate acrescentou que a colaboração tinha sido "bastante gratificante" e "inspiradora", comentando: "Eu não acho que devemos falar de títulos ainda. Não sabemos quais são as músicas que vamos fazer, mas parece interessante". Em Março de 2009 a cantora começou então a trabalhar com Adonis Shropshire.

No Verão foram gravadas faixas com Chuck e Ne-Yo. Ela também teve um papel mais amplo no processo de composição com Ne-Yo. Eles trabalharam juntos num grande número de músicas, embora Ne-Yo não soubesse exactamente quais seriam mantidas no disco.

Enquanto trabalhavam juntos, ele sentiu que Rihanna não era a mesma rapariga com quem tinha trabalhado anos antes, e declarou que se tinha tornado mais confortável agora. A cantora queria músicas obscuras, mas não dark music apenas pela percepção de escuridão, mas sim canções com significado.

 Harmony disse que queria dar-lhe uma canção do tipo "música-filme" e não apenas uma "canção de três minutos". A artista sentiu-se confortável com a faixa, a nível musical e lírico, inclusive numa chamada com Ne-Yo declarou que era uma das suas favoritas.

Depois de ouvir "Saxon Demoed By Nicki Minaj", Rihanna contactou a dupla Chase & Status e quis trabalhar com eles pois gostou bastante do género musical do grupo. Tiveram um conjunto de sessões em conjunto.

Em Outubro de 2009 a cantora começou a trabalhar com Tricky e The-Dream. Também foi revelado trabalho com um novo compositor de seu nome RJ. Mais tarde, The-Dream disse à MTV que tinha feito duas faixas "Hard" e "Rockstar 101".

Soulja Boy disse que também tinha contribuido para o álbum, embora a faixa não tenha sido incluida no alinhamento. Slash toca guitarra na canção "Rockstar 101" e Ester Dean co-escreveu "Rude Boy". Ao contrário dos álbuns anteriores, Rihanna esteve mais presente neste a todos os níveis, tanto lírico como directivo, tendo escrito nove das treze faixas e foi co-executiva, auxiliando L.A. Reid na administração directiva.


Gravação

Depois do caso de violência doméstica, Rihanna começou a gravar em estúdio as canções para o álbum. No início de produção do álbum, a equipa de produção Stargate trabalhou com a cantora.

Numa entrevista com Ne-Yo, este disse que o álbum era "definitivamente mais liberal do que os anteriores de Rihanna". A cantora trabalhou com uma equipa variada de compositores e produtores musicais, Chuck Harmony, The-Dream, Tricky Stewart, Chase & Status, Stargate, e Justin Timberlake.

Durante o Verão de 2009, Rihanna trabalho mais frequentemente com Chuck Harmony e Ne-Yo. Em Outubro de 2009, Rihanna começou a trabalhar com Tricky Stewart e o frequente colaborador The-Dream.

Estilo e tema

A 8 de Outubro, Rihanna foi fotografada em Berlim com um figurino bastante arrojado. Mais tarde foi especulado a possível sessão de fotos ser para a promoção do seu novo álbum, tiradas pela fotógrafa Ellen von Unwerth. A foto da capa frontal do álbum, foi revelada a 27 de Outubro de 2009.

Lançamento e promoção

No dia 13 de Outubro de 2009, o site oficial da cantora, juntamente com os seus perfis no MySpace, Facebook e Twitter, foram actualizados com um fundo de imagem com a mensagem "The Wait is Ova: 23 NOV 09". Foi especulado que seria esse o nome do álbum ou do seu próximo single. Dois dias depois, é adicionado um contador junto à imagem, que marcava o seu final no dia 20 de Outubro.

O álbum terá duas versões: a explícita e a censurada. A explícita terá a mais, as palavras censuradas na outra versão do disco. A 5 de Novembro, foi anunciado um concerto ao vivo online a 16 de Novembro de 2009 para todo o mundo, para promover o trabalho, com o apoio da marca Nokia, que junta ao evento o lançamento de um novo modelo da série de telemóveis.

No sítio na Internet disponibilizado propositadamente para a ocasião, poderá ser visionado o concerto e ter acesso a uma versão exclusiva do CD, com uma faixa inédita de bónus. O iTunes também disponibilizou o álbum para pré-compra, onde pode ser comprado e encomendado antes do lançamento.

Singles

O single de estreia do álbum é "Russian Roulette", uma canção balada com fortes influências em R&B e electropop. Foi lançado digitalmente a 20 de Outubro de 2009, e um dia depois nas rádios.

"Hard", o segundo single, estreou nas rádios americanas a 2 de Novembro de 2009. A canção contém a participação de Young Jeezy. Alcançou a décima sexta posição da Billboard R&B/Hip-Hop Songs e a décima nona da Billboard Hot 100 sem lançamento físico.

Singles promocionais

"Wait Your Turn" estreou com vídeo musical a 3 de Novembro de 2009 no sítio oficial da cantora, e horas depois na rádio BBC Radio 1. A capa do single foi divulgada oficialmente a 7 de Novembro de 2009 e o vídeo começou a ser exibido no Reino Unido em alguns canais televisivos na semana de 8 de Novembro.

Outras canções notáveis

"Te Amo" foi colocado na Internet no mês de Junho de 2009 e começou a ser reproduzido nas rádios brasileiras, atigindo o topo da tabela de airplay no país, na altura foi falado que seria o single de "regresso" da cantora.

Depois de tais afirmações, a editora discográfica surpreendeu ao revelar que a música estaria incluída no álbum.

Digressão

Rihanna confirmou oficialmente a existência de uma digressão a 3 de Dezembro de 2009, programada para 2010, e os respectivos bilhetes iriam ser vendidos nas próximas semanas. Revelou ainda que iniciará na Primavera e que será "uma digressão bastante longa, mundial". No seu sítio oficial, a cantora confirmou as primeiras datas e os primeiros bilhetes já estão disponíveis para venda.

Faixas

1. "Mad House"
Will Kennard, Saul Milton, Robyn Fenty
Chase & Status 01:34

2. "Wait Your Turn"
James Fauntleroy, Mikkel Storleer Eriksen, Tor Erik Hermansen, Will Kennard, Saul Milton, Robyn Fenty
Chase & Status, Stargate 03:46

3. "Hard" (com Young Jeezy)
Terius Nash, Christopher Stewart, Robyn Fenty, Jay Jenkins
The-Dream, Tricky Stewart 04:10

4. "Stupid In Love" (Stargate)
Shaffer Smith, Mikkel Storleer Eriksen, Tor Erik Hermansen
Ne-Yo 04:01

5. "ROCKSTAR 101[98]" (com Slash)
Terius Nash, Christopher Stewart, Robyn Fenty
The-Dream, Tricky Stewart 03:58

6. "Russian Roulette"
Shaffer Smith, Charles Harmon
Ne-Yo, Chuck Harmony 03:47

7. "Fire Bomb"
James Fauntleroy, Brian Kennedy Seals, Robyn Fenty
Brian Kennedy 04:17

8. "Rude Boy"
Mikkel Storleer Eriksen, Tor Erik Hermansen, Ester Dean, Robyn Fenty
Stargate 03:42

9. "Photographs" (com Will.I.Am)
William James Adams
Will.I.Am 04:46

10. "G4L"
Will Kennard, Saul Milton, James Fauntleroy, Robyn Fenty
Chase & Status 03:59

11. "Te Amo"
James Fauntleroy, Mikkel Storleer Eriksen, Tor Erik Hermansen, Robyn Fenty
Stargate 03:28

12. "Cold Case Love"
Justin Timberlake, Robin Tadross, James Fauntleroy
The Y's 06:04

13. "The Last Song"
James Fauntleroy, Brian Kennedy Seals, Robyn Fenty
Brian Kennedy 04:16

0 comentários:

Enviar um comentário