Tema e estilo musical



O estilo musical tem vindo a mudar entre cada dos três dos álbuns lançados pela cantora. No início da carreira, em 2005, foi marcada como uma cantora de género reggae, com estilo pop, R&B, dance, pop rock e dancehall.

Com o lançamento do seu álbum de estreia "Music of the Sun" acompanhado do single de estreia "Pon de Replay", Jason Birchmeier do AllMusic considerou a cantora com credenciais dance-pop, com ritmos urbanos. Disse também que a cantora misturava ritmos, desde de dance com pop a reggae com R&B.

Durante o lançamento do álbum, existiram críticas negativas, que o som e as batidas eram semelhantes às das músicas da cantora Beyoncé.

A média fez comparações negativas à música, aos videoclipes e às actuações e até à semelhança na imagem com a cantora Beyoncé. Entre outros grupos dos média que afirmaram que Rihanna teria mais capacidades que Beyoncé.

Depois do lançamento do terceiro álbum Good Girl Gone Bad, os média e os críticos mudaram as opiniões quanto às credenciais, música e imagem da cantora. Kelefa Sanneh do The New York Times descreveu a canção "Umbrella" como uma canção com estreias reais em R&B, misturando com batidas de hip hop e R&B, com óptimas misturas de teclado e uma excelente voz feminina de Rihanna à mistura.

O tema e o estilo musical da cantora tem mudado desde do álbum de estreia, estabelecendo credenciais pop e transformando a sua música em R&B, com misturas no rap, no dance, reggae, dancehall e até no rock.

O conceito do seu terceiro álbum de estúdio foi encontrar um novo sentido, com a ajuda de produtores como Timbaland, Will.I.Am e com eles mudar o seu estilo de composição de música.

Durante a gravação do álbum, Rihanna disse que queria continuar a ver as pessoas dançar ao ritmo das suas músicas, mas desta vez num nível mais elevado. Até comentou durante as sessões de gravação:

Eu sinto-me diferente em cada álbum, e nesta fase eu sinto que gosto de fazer músicas diferentes.

Além disso, a cantora, com a ajuda do compositor Ne-Yo, conseguiu alcançar novas estreias no género rock, com músicas como "Shut Up And Drive" e "Kisses Don't Lie".

Ao contrário dos outros dois primeiros álbuns, o terceiro assenta numa batida de R&B entre outros géneros, incluindo baladas, mas perdendo mais a batida reggae.

Os seus singles estableceram difrentes géneros, desde do pop ao rock, incluindo batidas reggae, dance, dance-pop, rock, R&B, rap, misturando muitas das vezes vários tipos e géneros de música num só single e num só álbum.

0 comentários:

Enviar um comentário