2007 — 2009: Good Girl Gone Bad

No início de 2007, juntamente com Ne-Yo, Stargate e Timbaland, Rihanna entrou em estúdio para gravar o terceiro álbum, Good Girl Gone Bad.

A maioria das faixas foram gravadas em Los Angeles, na California, paralelamente às sessões de gravação de faixas bónus para a edição especial do segundo e antecessor álbum, com lançamento do mesmo feito em 2007. A cantora inspirou-se em Afrodisiac, álbum da cantora Brandy Norwood de 2004.

"Esse álbum, gosto de ouvir todos os dias, todas as noites. Quando eu estava no estúdio, foi o álbum que ouvi a toda a hora e realmente estou admirada, porque que cada canção era uma grande canção. Você pode ouvir o álbum inteiro. E eu pensei que tinha de fazer um álbum como aquele.

— Rihanna, numa entrevista sobre o novo álbum a uma rádio, 2007.

Durante uma entrevista para a estação de rádio do Reino Unido, Capital FM, a cantora explicou o significado por detrás do título escolhido para o álbum:

"Bad" não é estar frágil. "Bad" tem o seu próprio prazo para cada pessoa e no meu caso, isso só significa que eu tenha ficado um pouco rebelde no álbum, quebrando a minha antiga postura, estou correndo riscos … como Michael Jackson em "Bad", uma espécie de curso.

Foi oficialmente lançado a 5 de Junho de 2007 e na primeira semana vendeu mais de 968.000 cópias em todo o mundo. No total vendeu mais de 8.920.000 cópias no mundo inteiro. O álbum contém doze faixas, sendo que oito delas foram lançadas como single.

O primeiro single foi "Umbrella", com participação de Jay-Z. Esta canção, foi considerado o grande êxito da cantora de Barbados, hit e o "Hino de Verão de 2007". Tendo ganho vários prémios internacionais devido a esta canção, manteve-se também nas tabelas mundiais de vários países durante várias semanas.

Ficou dez semanas consecutivas na primeira posição nas tabelas do Reino Unido e sete semanas na primeira posição da Billboard Hot 100, e várias outras semanas também no resto do mundo. No Reino Unido, a cantora é responsável por dez semanas consecutivas na primeira posição das tabelas musicais inglesas, sendo a mulher mais jovem que se manteve por mais tempo na primeira posição neste país.

Foi considerada ainda uma das melhores canções do ano por cerimónias de entrega de prémios, como a MTV Video Music Awards, também por revistas, como a Rolling Stone, sendo ainda o single mais vendido do ano 2007 e a maior subida na tabela musical do país norte-americano, de acordo com a Billboard.

Em 2009 foi anunciada como uma das músicas a vigorar no ano de 2010 no Guinness World Records, o conceituado "Livro de Recordes do Guiness". O título atribuído foi "Melhor Artista Feminina com Mais Vendas Digitais no Reino Unido", devido ao facto da canção ter vendido mais de 2.5 milhões de downloads no país. Dois anos depois do seu lançamento, em 2009, o BT Vision considerou-a como o "Vídeo Musical da Década".

O segundo single do álbum foi "Shut Up and Drive", que traz um ritmo rock/pop e também possui samples do single de 1999 dos Orgy, "Blue Monday", que por sua vez foi uma versão alternativa da canção de 1983 da banda New Order.A canção foi top 5 em países como Austrália, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

O terceiro single foi "Don't Stop the Music" e segue por um ritmo mais dance. A canção tem a produção de Evan Rogers, contendo amostras de "Wanna Be Startin' Somethin'" de Michael Jackson, o "Ma ma se, ma ma sa/ma ma coo sa".

Os cantores foram processados por terem usado as notas musicais em ambas as canções, embora Rihanna não tivesse conhecimento do uso impróprio das amostras por Michael Jackson. Don't Stop The Music conseguiu ficar várias semanas em primeiro na Europa.

 "Hate That I Love You", quarto single, conta com a participação de Ne-Yo, e trouxe novamente o ritmo R&B juntando o género de balada de Unfaithful. A música com pouca divulgação, chegou ao top 10 de muitos países, incluindo na Hot 100.

No ano de 2008, ganhou um Grammy de Best Rap/Sung Collaboration pela canção "Umbrella" e recebeu outras cinco nomeações em 2008, nos Grammy Awards, nas categorias de "Best R&B Song", "Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals" por "Hate That I Love You", "Best Dance Recording" por "Don't Stop the Music", "Record of the Year", "Song of the Year".

Rihanna foi também um dos destaques da premiação francesa, "NRJ Music Awards", pois abriu a cerimónia com a canção "Don't Stop The Music"-Levou o prémio de "Melhor Canção Internacional".

A resposta da crítica a este trabalho, foi muito positiva. Com uma nota média de 72% baseada em dezassete análises no Metacritic, que transforma todas as classificações em percentagens. Entertainment Weekly descreveu como sendo um "empréstimo" do género R&B da década de 1990 para o tornar num álbum "delicioso" de Verão.
A 15 de Setembro de 2007, iniciou uma digressão mundial, três meses depois do lançamento.Foram feitas setenta e nove actuações com término em 13 de Maio de 2008. A primeira fase foi no Canadá, que consistiu em onze actuações à volta do mundo com o cantor Akon.

Mais tarde e sem o mesmo, em volta dos Estados Unidos, Europa, Oceania, África e Ásia. Durante a sua digressão, houve também actuações de Ciara e de David Jordan.O canal televisivo MTV fez uma crítica positiva, classificando bem a digressão, analisando o estilo de cada concerto realizado, tendo em conta o país.

0 comentários:

Enviar um comentário